cover
Tocando Agora:

Escritório de Compras Públicas fortalece negócios locais em São José dos Pinhais

Com atendimento gratuito e capacitações, programa municipal apoia pequenos empreendedores que querem vender para o poder público. Leandro Everson Ricardo, 45...

Escritório de Compras Públicas fortalece negócios locais em São José dos Pinhais
Escritório de Compras Públicas fortalece negócios locais em São José dos Pinhais (Foto: Reprodução)

Com atendimento gratuito e capacitações, programa municipal apoia pequenos empreendedores que querem vender para o poder público. Leandro Everson Ricardo, 45 anos, é morador do bairro Jardim Iná, em São José dos Pinhais, e proprietário de uma empresa especializada na fabricação e comercialização de cadeiras para escritório instalada no próprio bairro. Durante um evento promovido pela Prefeitura de São José dos Pinhais, ele visitou o estande da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e foi ali que descobriu que sua empresa poderia se tornar fornecedora do setor público municipal. Com o apoio técnico do Escritório de Compras Públicas (ECP), coordenado pela Sics, Leandro reuniu a documentação necessária e se cadastrou na plataforma do Portal de Compras Públicas (ComprasGOV), utilizada pela Prefeitura de São José dos Pinhais. Desde então, já forneceu serviço para o município e também para outras cidades, ampliando o alcance do seu negócio. A experiência de Leandro é um exemplo entre os diversos empreendedores locais que já buscaram orientação no Escritório de Contas Públicas desde a sua criação, em 2023. De acordo com a Sics, somando os anos de 2023 a 2025, mais de 200 empresas foram atendidas, totalizando mais de 350 orientações individualizadas, já que muitas empresas retornam para mais de um acompanhamento. Além disso, o Escritório já promoveu três capacitações e dois encontros setoriais, somando mais de 240 participantes. Leia mais: Escritório de Compras Públicas de São José dos Pinhais completa dois anos incentivando empresas locais Implantado por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais e o Sebrae-PR, o serviço tem como objetivo aproximar microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs) das licitações municipais e estimular o desenvolvimento da economia local. Em 2024, o município publicou 291 editais, e o Escritório de Compras teve o papel de orientar empresários do município interessados em participar das licitações. O atendimento é gratuito e personalizado, com o apoio nas etapas de cadastro no ComprasGOV e SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores), leitura e interpretação de editais, elaboração de propostas, atualização cadastral e preparação para pregões eletrônicos. Para Leandro, o atendimento e a abertura oferecida pelo setor público municipal mudaram sua visão sobre o mercado público. “Além da segurança de estar lidando com um órgão público, o pagamento tem sido rápido. Isso também desmistifica aquela ideia antiga de que vender para o governo é sinônimo de demora e papelada”, conta. Equipe da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) realizando visita na empresa de Leandro Everson Ricardo. Divulgação: Arquivo pessoal Além dos atendimentos individuais, o Escritório promove oficinas práticas em parceria com o Sebrae-PR, com temas como formação de preços, uso da plataforma ComprasGov e simulações de processos licitatórios. Atendimento Escritório de Compras Públicas O atendimento do Escritório de Compras Públicas é realizado pelo telefone (41) 3381-5805 ou presencialmente na Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), localizada na Rua Norberto de Brito, n° 290, Centro de São José dos Pinhais.